Abrindo...

Mulheres Machadianas



Os alunos da 2ª série do EM conheceram um pouco mais sobre as mulheres de Machado de Assis em um seminário realizado pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Felipe Ribeiro. 
O universo feminino sempre mereceu destaque nas obras de Machado de Assis. Uma de suas características era a descrição da alma feminina. O autor via a mulher como um elemento social que maneja e comanda. Com presença forte, as mulheres machadianas atuam com habilidade e classe. 
Em Quincas Borba, Sofia aparece como uma mulher sedutora que atrai Rubião para desfrutar do seu prestígio, mas logo o abandona por ocasião de sua ruína. Já Virgília, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, mulher astuta e pretensiosa, abandona Brás para casar-se com Lobo Neves devido ao fato deste seguir carreira política e desfrutar de posição social mais elevada. No entanto, para satisfazer suas vontades pessoais torna-se amante do antigo namorado. Capitu, personagem de Dom Casmurro, é o grande mistério. Não se sabe exatamente o que ela fez, se traiu ou não o marido. Algumas das características dessa personagem clássica de Machado: adúltera, dissimulada e muito sensual.


notícia 4660558462561116487

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

Notícias por E-mail

ADS

Notícias Populares